APAE PALMEIRAS DE GOIÁS
26/02/2025
Link copiado com sucesso!!!
O presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), conduziu a sessão solene extraordinária em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia). A entidade foi fundada em 1969 e atende atualmente a cerca de 600 usuários e suas famílias em áreas como assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mundo do trabalho). Durante a solenidade foram entregues Certificado de Mérito Legislativo para os homenageados.
Além do propositor da iniciativa, participaram da mesa dos trabalhos: primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Issy Quinan (MDB); corregedor da Casa, deputado Lineu Olímpio (MDB); presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana; representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Willian Veloso (PL); prefeito do município de Silvânia e vice-presidente da Feapaes-GO, Carlos José Mayer do Santos (UB).
Também participaram a presidente da Apae Goiânia e diretora social da Feapaes-GO, Carmem Marize Lima; o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto Vieira Rodrigues; o presidente da Apae Silvânia, Manoel Caixeta Neto; o procurador jurídico das Feapaes e Apae Goiânia, Eduardo Vieira Mesquita; os autodefensores estaduais das Apaes Vitória Almeida dos Santos e Victor Augusto Araújo Holanda.
O presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana, destacou o papel fundamental da entidade na valorização das pessoas com deficiência. Ele frisou que sua motivação para atuar no movimento surgiu há décadas, quando assistiu a uma apresentação de quadrilha dançada por pessoas surdas. “Aquilo me tocou profundamente. Percebi que, muitas vezes, olhamos as pessoas apenas pela aparência e acabamos discriminando. Mas quando enxergamos além, percebemos suas capacidades, sua inteligência e seu potencial. Muitos pensam que as pessoas com deficiência não têm inteligência, que são incapazes, mas isso não é verdade.”
A presidente em exercício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia) e diretora social da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Carmem Marize Lima, falou que as pessoas mais vulneráveis clamam pelo apoio da entidade. E, por isso mesmo, a Apae, nos últimos tempos, vem crescendo para atender essa demanda. Ela informou que existem atualmente em Goiás, 55 Apaes que prestam um serviço de assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mundo do trabalho).
A autodefensora estadual das Apaes, Vitória Almeida dos Santos emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação e crescimento pessoal. Com apenas 22 anos, Vitória destacou sua gratidão à instituição, que, há sete anos, faz parte de sua jornada, proporcionando apoio e desenvolvimento.
“Aqui me sinto uma pessoa totalmente transformada, porque já não sou mais aquela menina de antes. Hoje sou uma jovem com mais maturidade e sonhos ainda maiores”, afirmou. Em seu discurso, ela também fez questão de agradecer aos profissionais que a apoiaram ao longo dos anos, destacando especialmente o carinho e incentivo de Neli Gaspar, coordenadora social da entidade.
A sessão também contou com as apresentações artísticas que se iniciaram quando o usuário Marcos Feliph Bento Lourenço e os musicoterapeutas da instituição de Palmeiras de Goiás cantaram o Hino do Excepcional, dentre outras músicas.